Two people are talking in an office

Promovemos ambientes de trabalho mais verdes

Uma metodologia de avaliação única e soluções sustentáveis

Os nossos clientes esforçam-se por proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho que favoreça de forma tangível as pessoas e o ambiente. 

Para os apoiar nas suas práticas de compra sustentáveis de produtos para o ambiente de trabalho, comprometemo-nos a

  1. Desenvolver alternativas de produtos ecológicos que sejam fáceis de identificar e selecionar

  2. Desenvolver formas de distribuição com baixas emissões e fomentar o agrupamento de encomendas

  3. Alargar a recolha de artigos usados para a sua reciclagem ou reutilização

green tree

Siga a Árvore Verde da Lyreco!

A aquisição de produtos amigos do ambiente requer a disponibilização de informações claras, que facilitem a sua identificação. No catálogo e na loja online da Lyreco, os produtos ecológicos avaliados são identificados por uma árvore de cor verde, que indica que foi aplicada a metodologia de avaliação da Lyreco. 

O recurso à nossa própria metodologia de avaliação permite-nos manter o controlo de toda a cadeia de produção dos nossos produtos e, deste modo, oferecer aos nossos clientes todas as informações de que necessitam para compreender o motivo de um produto ser classificado como ecológico. 

Uma avaliação única de produtos de escritório ecológicos

A nossa metodologia de "avaliação de produtos ecológicos" baseia-se em normas internacionais e reconhecidas: a norma ISO 14020 é o nível mais alto das declarações ambientais ISO.

metodologia sgs

SABER MAIS SOBRE
a metodologia de avaliação Árvore Verde da Lyreco

Esta metodologia é aplicada a todos os produtos em conjunto com o nosso processo de avaliação de qualidade.

O nosso método de avaliação Árvore Verde é baseado em organizações e regulamentos internacionais reconhecidos:

  • O método é baseado no reconhecido regulamento internacional ISO 14020 standard, que está no nível máximo da série de declarações ambientais ISO
  • Está de acordo com as práticas anunciadas pela Câmara de comércio internacional que oferecem recomendações para evitar o chamado «greenwashing»
  • O sistema aplicado é o mesmo para todos os produtos, em todas as nossas filiais, o que permite uma etiquetagem homogénea dos produtos ecológicos em todos os países
  • O método de avalição foi validado pela SGS (a empresa mundial de auditoria) que o reconheceu como de «primeira categoria» em termos de comprovação de «declaração ecológica»
  • A metodologia de avaliação de produtos ecológicos é submetida anualmente a uma auditoria externa no âmbito da auditoria anual dos regulamentos ISO em cada país. Verifica-se, por exemplo, que as equipas contam com a formação necessária e comprova que é adequado atribuir a Árvore Verde a uma seleção de produtos.

A ISO (Organização Internacional de Normalização) é uma federação internacional de organismos nacionais de normalização.

A nossa avaliação é baseada no regulamento internacional sobre declarações ambientais: a ISO 14020. Abrange tanto declarações certificadas como autodeclarações. A ISO 14020 faz parte da série de regulamentos ISO 14000 que faz referência ao conjunto de regulamentos de gestão ambiental. Estes regulamentos destinam-se a todas aquelas organizações que pretendem implementar a gestão para controlar o seu impato no ambiente.

O nosso método é um sistema de decisão de três entidades baseado no trabalho colaborativo entre:

  • As equipas de marketing da Lyreco verificam as autodeclarações em relação às qualificações descritas na ISO 14021
  • Os fornecedores preparam o «ficheiro de avaliação de produtos verdes» com rótulos eco certificados, autodeclarações, critérios adicionais e evidências 
  • As equipas QSS da Lyreco verificam os rótulos eco certificados de acordo com o regulamento ISO 14024 (ex., âmbito, período de validade), juntamente com os fornecedores para tratar possíveis disputas e pontuando a taxa de circulação
42,2%

das aquisições de material de escritório por parte dos nossos clientes foi constituída por produtos Árvore Verde em 2020. 

Continuar a ler