People in a meeting

Gestão de RSC

Sistema de gestão de riscos e cumprimento normativo

Dirigir programas de cumprimiento e de riscos como parte integrada do negócio

Com 15 filiais que operam diretamente em 25 países, 15 parceiros que nos acompanham noutros 17 mercados e uma cadeia de fornecimento global, a dimensão internacional do modelo de negócio da Lyreco exige um sólido sistema de gestão de riscos ambientais e de qualidade, que abranja todas as nossas operações.

sdg_12_sdg_8

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para que contribuímos.

sustainability

2 áreas abrangidas

value excellence white

Qualidade

leaf

Ambiente

AÇÕES PRINCIPAIS

  1. Organização da gestão de riscos
  2. Matriz de risco
  3. Formação e sensibilização sobre riscos e oportunidades
eye

Um processo de certificação reconhecido internacionalmente

Para garantir uma prática ambiental e qualitativa comum em cada uma das nossas 15 filiais, a Lyreco aplica as normas internacionais reconhecidas ISO 9001 e ISO 14001

A gestão de saúde e segurança baseia-se nas diretrizes da Lyreco relativas à norma ISO 45001 e à legislação de cada país.

Em 2012, foi adotada a ISO 26000, relativa às diretrizes de responsabilidade social corporativa, para proporcionar estrutura ao percurso de sustentabilidade. Adicionalmente, alguns países também optaram por solicitar outras certificações.

People in a meeting

Um processo alargado de gestão de riscos

O processo de gestão de riscos da Lyreco abrange aspetos ambientais e de qualidade. Em 2019, no âmbito do trabalho da nova estratégia de RSC 2019-2024, a Lyreco alargou-o a novas áreas:

  • Riscos de corrupção
  • Riscos sociais nas nossas atividades internas
  • Cibercriminalidade

A gestão da sustentabilidade está totalmente integrada na organização das operações da empresa e é gerida por um Group Chief Operating Officer. A execução estratégica da política de responsabilidade corporativa é gerida pelo diretor de QSS do Grupo. Cada uma das 15 filiais da Lyreco dispõe de um diretor de QSS.

Two people looking at a tablet

Fomentar a ética em todas as nossas práticas

Consciencializar e assegurar um cumprimento rigoroso das práticas de ética empresarial em todas as atividades da Lyreco por parte de todos os colaboradores e para com todos os nossos parceiros comerciais é uma preocupação constante.

Por este motivo, durante 2020, a Lyreco reforçou o seu processo de gestão e comunicação da ética e cumprimento normativo, através de um Comité de ética e cumprimento normativo alargado, da nomeação de um responsável do Cumprimento normativo do Grupo e de contactos de referência específicos em todas as filiais da Lyreco, de um Código de ética e de conduta empresarial reforçado e do melhoramento do sistema "Raise your alert".

Saber mais
Comité de ética e cumprimento normativo da Lyreco

O comité é composto por 4 membros permanentes:

  • Lyreco Group CEO e Presidente do comité
  • Lyreco Group Chief Finance Officer
  • Lyreco Group Chief People & Culture Officer
  • Group Compliance officer e secretário do comité  

O Comité é responsável por supervisionar a ética e a conformidade normativa nas seguintes áreas:

  • Anticorrupção
  • Luta contra a discriminação e o assédio
  • Proteção de dados
  • E outras questões relativas à ética e conformidade normativa solicitadas ou encaminhadas ao Comité.

O nosso código de ética

A Lyreco compromete-se a criar valor para as partes interessadas e a estabelecer relações com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades e parceiros comerciais, de acordo com os nossos valores principais: Paixão, Flexibilidade, Respeito e Excelência.
Como signatários do Pacto Mundial das Nações Unidas desde 2004, mantemos um fiel compromisso com a defesa dos direitos humanos e a promoção de uma conduta responsável para com a sociedade, de acordo com os princípios do Pacto, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Convenção da ONU sobre os Direitos das Crianças e as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais.

Estes princípios constituem, desde há muito, uma parte natural das nossas atividades e estão refletidos no nosso código de ética, que não é mais que a expressão do que somos e da nossa forma de fazer negócios na Lyreco.

Princípios básicos de RSC

Continuar a ler