Objetivos de desenvolvimento sustentável

A nossa contribuição para a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
Objetivos globais

Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Em 2015, as Nações Unidas definiram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que constituem um projeto para governos, ONG, empresas e cidadãos. Estão direcionados para os desafios globais que enfrentamos, incluindo os relativos à pobreza, desigualdade, alterações climáticas, degradação ambiental, paz e justiça.

OS 4 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM QUE NOS CENTRAMOS

Como operador na distribuição de produtos e soluções para o ambiente de trabalho, centramo-nos particularmente nos 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ods8

Na Lyreco, oferecemos uma vasta gama de produtos para o ambiente de trabalho com a nossa própria marca. Garantir que os fabricantes e importadores respeitam os direitos humanos e o meio ambiente em toda a cadeia de fornecimento tem a máxima prioridade. Estes requisitos aplicam-se a todas as nossas filiais. Os fornecedores que não cumprirem a política da Lyreco nesta área são colocados numa lista negra.

ODS 8 - TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÓMICO
As nossas principais contribuições

AUDIT SQUARE

100% dos fabricantes de produtos Lyreco são auditados anualmente por empresas de auditoria devidamente reconhecidas ou diretamente no local de produção pela equipa QSS do Grupo. O processo de auditoria utiliza os 4 pilares do SEDEX SMETA e BSCI como padrões internacionais.

Estas auditorias são acompanhadas por um programa de melhoria de fornecedores e monitorização de progresso.

Gerado anualmente, este plano de vigilância visa identificar o risco de impato potencial grave nos direitos humanos, liberdades fundamentais, saúde e segurança de suas atividades diretas e indiretas.

Juntamente com o código de ética do fornecedor, os acordos com fornecedores da Lyreco definem os princípios em termos de ética de negócio, cumprimento das condições de trabalho e direitos humanos que se aplicam a todos os fornecedores.

8.5 Conseguir emprego pleno e produtivo, um trabalho decente para todas as mulheres e homens

8.7 Tomar medidas para erradicar o trabalho forçado e a escravidão moderna

8.8 Proteger os direitos laborais e promover um ambiente de trabalho seguro e protegido

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Desde o papel até aos artigos em plástico, como marcadores e produtos de papel, a maior parte dos abastecimentos para o ambiente de trabalho têm uma vida útil curta, são descartáveis e consomem recursos naturais.

Oferecer soluções e produtos mais sustentáveis a todos os nossos clientes, em qualquer parte do mundo, é um dos compromissos mais importantes da Lyreco ao longo de muitos anos.

ODS 12 - PRODUÇÃO E CONSUMO RESPONSÁVEIS
As nossas principais contribuições

GREEN TREE SMALL

Em 2012, a Lyreco foi a primeira empresa do setor de fornecimento de produtos e soluções para o local de trabalho a desenvolver a sua própria etiqueta e metodologia de certificação ISO para ajudar os clientes a selecionar produtos preferencialmente sustentáveis, que abarquem tanto produtos com certificação ecológica oficial, como produtos com autodeclaração: a ÁRVORE VERDE DA LYRECO.

Em 2020, a Lyreco comprometeu-se a converter a sua oferta numa economia circular até 2025. Este passo importante para uma alternativa de desperdício zero visa abranger todas as categorias de produtos, oferecer alternativas prontas para reciclagem, recolha alargada e soluções de reciclagem de artigos usados.

No sentido de incentivar e facilitar a reciclagem de papel, copos e garrafas de plástico e aparelhos eletrónicos, estamos a ampliar regularmente a recolha de produtos usados ​​e soluções de logística inversa para novas categorias de produtos.

12.1 – Implementar o programa de 10 anos sobre fabricação e consumo sustentável

12.2 – Gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais

12.5– Redução da geração de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A redução das emissões de CO2 em toda a cadeia de valor, desde os fornecedores até aos clientes, é um objetivo prioritário nos nossos esforços para moderar o impacto ambiental da Lyreco e contribuir para os objetivos próprios dos nossos clientes nesta área.

ODS 13 - AÇÃO PELO CLIMA
As nossas principais contribuições

Em 2020, serão definidas novas metas de redução de CO2 com base científica e em linha com o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, para alargar o âmbito das medidas e redução para o Âmbito 3 (emissões indiretas) para os produtos de marca própria Lyreco.

As delegações da Lyreco desenvolvem soluções de baixas emissões orientadas à entrega em zonas urbanas, carros de vendas e viaturas de entrega, bem como otimização de rotas.

A sustentabilidade supõe 25% dos critérios de avaliação, no mesmo patamar que a competitividade, gestão de categorias e logística.

Para incentivar os nossos clientes a agrupar as suas encomendas e reduzir o número de entregas, a Lyreco propõe um princípio de incentivo/dissuasão aplicando descontos a encomendas agrupadas e custos adicionais no caso de encomendas pequenas.

O objetivo final do nosso compromisso de converter a nossa oferta e negócio numa economia circular até 2025 é reduzir significativamente a nossa pegada de carbono.

Com esta iniciativa, a Lyreco compromete-se a reunir os esforços das partes interessadas já envolvidas em ações tangíveis para reduzir pela metade a desflorestação até 2020 e eliminá-la até 2030.

13.1 – Fortalecer a resiliência aos perigos das alterações climáticas

13.3 – Melhorar a educação e as ações de sensibilização

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A educação é um compromisso de longo prazo e uma causa apoiada por todas as filiais da Lyreco.

ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
As nossas principais contribuições

About Lyreco for Education header

Desde 2008, este programa vem apoiando o desenvolvimento de projetos e infraestrutura nos países mais pobres.

Os fundos são angariados principalmente a nível interno através de ações de angariação de fundos organizadas pelas equipas Lyreco em todas as nossas delegações.

Lyreco For Education já apoiou 6 países da Ásia, África e América do Sul: Bangladesh, Vietname, Brasil, Togo, Madagáscar e Camboja.

Além deste programa comum, as delegações da Lyreco estão a desenvolver ações beneficentes locais neste âmbito.

4.1 – Garantir a todas as crianças uma educação primária e secundária de qualidade, igualitária e totalmente gratuita

Quer saber mais?

RELATÓRIO DE RSC DA LYRECO

Como membro do Pacto Mundial das Nações Unidas, desde 2004, o Grupo Lyreco publica um relatório anual sobre responsabilidade social corporativa.

Continuar a ler