eye

Luz Azul: o que é e porque nos devemos proteger dela

Vivemos cada vez mais perto de ecrãs, quer estejamos a trabalhar em frente de um computador, a olhar para um telemóvel ou a ver televisão. O número de horas que passamos a olhar para estes ecrãs está a crescer dia após dia. Este facto não se aplica apenas aos adultos e atinge também às crianças, uma vez que utilizam estes dispositivos tanto para brincar como para aprender.

Por conseguinte, a utilização excessiva de ecrãs que emitem luz azul e a exposição que podemos ter pode ser prejudicial para os nossos olhos. Para atenuar as consequências, já existe equipamento de proteção especializado, tal como óculos que garantem um melhor descanso ocular. Não se trata de um problema menor, existindo até um síndrome relacionado com a utilização de ecrãs, o Síndrome Visual Informático, que associa-se a sintomas tais como cansaço ocular, dores de cabeça, visão desfocada ou olhos secos.

 

Mas o que é a luz azul e porque nos devemos proteger?

Aquilo a que chamamos luz é o conjunto de radiações que são visíveis ao olho humano. Se a diferenciarmos da luz total que vemos, a luz azul é um tipo de luz de ondas curtas, correspondendo a cerca de 25% de toda a luz que vemos. Devido ao seu lugar no espetro, este tipo de ondas curtas com alta energia pode causar um encadeamento que leva ao chamado cansaço visual.

Muitos dos ecrãs que conhecemos utilizam uma maior percentagem de luz azul, pelo que os nossos olhos não são naturalmente concebidos para uma utilização prolongada. A elevada exposição a este tipo de luz não é aconselhável e é por isso que se recomenda a utilização de equipamentos de proteção como óculos para criar filtros que nos ajudem a mitigar os seus efeitos.

 

Para que servem os óculos de proteção?

Tendo em conta que a luz azul se encontra num determinado lugar no espetro de radiação, os óculos atuam nesse mesmo lugar bloqueando uma certa quantidade de luz azul que os nossos olhos recebem. É por isso que, embora não sejam definitivos para mitigar a fadiga ocular causada pela utilização de ecrãs durante horas a fio, proporcionam alívio ao atuarem sobre a luz que é mais perigosa para os nossos olhos.

Em ambientes de escritório, ou onde os ecrãs são utilizados intensivamente em locais de trabalho, este tipo de equipamento de proteção individual pode ser considerado necessário. Estas pessoas são as mais propensas a sentirem cansaço ocular, porque para além do tempo de lazer onde passamos várias horas em frente a televisores, tablets ou telemóveis, os ecrãs descritos acima são adicionados durante o seu horário de trabalho.

 

Quais os óculos recomendados para estar em frente ao computador?

A aquisição deste tipo de equipamento de proteção deve estar sempre sujeita a normas e testes que indicam que a sua utilização será realmente benéfica. No caso destes óculos de computador, devem ter um filtro de luz azul aprovado ao abrigo das normas ISO 16321-1:2019. Quanto às normas que regulam os óculos no ambiente de trabalho, a norma mais difundida é a EN 166, que prevê que os óculos de segurança no trabalho devem proteger os trabalhadores de perigos tais como salpicos, golpes, diferentes filtragens de luz, radiação nuclear, raios X, emissões laser e fontes de baixa temperatura.