industrial

Lyreco explica os benefícios de um bom calçado de segurança no trabalho

Diz-se que uma pessoa passa 30 anos de pé durante a sua vida. Talvez ainda mais, pois há trabalhadores que permanecem de pé durante 8 horas por dia. Perante isto, não usar o calçado certo durante o dia de trabalho ou não usar calçado que não cumpra os requisitos certos pode ter consequências tanto para a saúde como para o desempenho profissional.

Os pés são as "rodas" do corpo humano, uma parte fundamental que suporta todo o peso e à qual, por vezes, não damos a importância que eles merecem. E, no final, tem o seu preço: a maioria das dores nas costas ou no pescoço são causadas por um mau movimento a andar: ou por causa de uma condição física ou devido à utilização de calçado mau. Este último é agravado no local de trabalho e, de acordo com dados estatísticos, 15% dos acidentes de trabalho estão relacionados com lesões nos pés.

Mas que tipo de calçado é o mais adequado para o trabalho? Embora não exista uma resposta única, é importante ter em conta uma série de fatores ao selecionar o calçado de segurança mais adequado para cada necessidade. Em primeiro lugar, é importante identificar o perigo, isto é, se há risco de queda de objetos, objetos cortantes ou escorregadios por perto; depois, os riscos devem ser avaliados: se houver um risco de queda de objetos será necessário calçado com biqueira. Se houver também o risco de furos na sola é necessário calçado com sola antiperfuração. E, finalmente, o calçado certo deve ser selecionado de acordo com o nível de impermeabilidade, derrapagem, morfologia do pé do trabalhador, tempo de utilização, esforço físico...

O calçado de segurança, também considerado Equipamento de Proteção Individual (EPI), deve ter quatro componentes essenciais: biqueira (feita de aço ou plástico, material compósito ou fibra de vidro, entre outros), palmilha antiperfuração (feita de aço ou material têxtil), sola (com um sistema de segurança estriado para garantir uma maior aderência e, no caso de trabalhar a altas temperaturas, é aconselhável utilizar uma sola de borracha nitrílica) e, por fim, a palmilha, para garantir o conforto do utilizador ao longo do dia.

A fim de satisfazer estas necessidades a Lyreco oferece, juntamente com a equipa de especialistas e as marcas de proteção de trabalho mais conhecidas (como Panter, U-Power ou Mendi), aconselhamento personalizado, bem como uma vasta gama de calçado de proteção no trabalho. Tudo isto com foco na ergonomia e nas necessidades profissionais de cada colaborador.

 

Sustentabilidade e tecnologia: o melhor tributo ao calçado de trabalho

Cada vez mais fabricantes estão a optar pela sustentabilidade, optando por modelos muito mais eficientes. Um exemplo disto é uma das marcas com que a Lyreco trabalha: a Panter, que tem uma linha ECO de calçado de segurança, com solas recicláveis e reutilizáveis. Este compromisso com a sustentabilidade e a economia circular faz deles sem dúvida uma referência no setor do vestuário de trabalho e do equipamento de proteção pessoal.

Outro exemplo é a nova linha de calçado Red Industry Green da U-Power: calçado de segurança certificado como neutro em carbono, com materiais reciclados e proveniente de fontes renováveis. A nova gama, para além de garantir elevados níveis de conforto e segurança para os trabalhadores, cumpre critérios de sustentabilidade e de preservação ambiental, garantindo emissões de CO2 equivalentes a zero. O seu modelo Island é um exemplo desta nova linha "eco-friendly".

Para além da sustentabilidade, a inovação também contribui para a criação de produtos que garantem segurança e eficiência. É o caso, por exemplo, da tecnologia Infienergy, um sistema aplicável ao calçado que proporciona aos trabalhadores mais de 55% de retorno energético em cada passo.