A worker is sorting Lyreco products

Cadeia de fornecimento

Programa de melhoramento de fornecedores e auditorias de fabricantes

Desenvolver uma base de fornecimento preferencialmente sustentável e ética, que permita melhorar a competitividade da Lyreco, a inovação e o sucesso dos nossos clientes

Como um dos primeiros distribuidores mundiais de abastecimentos para o ambiente de trabalho, a Lyreco tem a especial responsabilidade de garantir que a conduta empresarial dos fornecedores cumpre os requisitos sociais, éticos, ambientais e legais.

Por este motivo, a cadeia de fornecimento transformou-se num dos princípios específicos da estratégia de RSC da Lyreco 2019-2025.

O objetivo? 

Garantir aos nossos clientes não só a melhor qualidade ao melhor preço em termos de produtos e soluções, como a ética e a sustentabilidade da cadeia de fornecimento.

ods8

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para que contribuímos.

sustainability

CADEIA DE FORNECIMENTO - INDICADORES-CHAVE DE 2020

evaluation sustainability

93%

Fábricas auditadas

Entre os fabricantes da marca Lyreco (4 auditorias adiadas devido à pandemia)

AWARENESS PROGRAMME

19

Programas e ações de sensibilização

Encontros organizados com fornecedores sobre o nosso programa RSC a nível local e de Grupo. 
 

AÇÕES PRINCIPAIS 

 

  1. Avaliação ética e de sustentabilidade de fornecedores
  2. Seguimento de acordos com fornecedores comerciais
  3. Formação e sensibilização de fornecedores
  4. Formação e sensibilização interna

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE FORNECIMENTO

back to work suppliers consolidation

Programa de melhoramento e auditorias de fabricantes

Na Lyreco, desenvolvemos uma vasta gama de produtos com a nossa própria marca. Atualmente, propomos mais de 1500 referências aos nossos clientes.

Como um dos principais distribuidores de abastecimentos para o ambiente de trabalho, a Lyreco tem a especial responsabilidade de garantir que a conduta empresarial dos fornecedores cumpre os requisitos sociais, éticos, ambientais e legais.

Para garantir o cumprimento constante das nossas normas de responsabilidade e sustentabilidade, a equipa QSS do Grupo audita anualmente e de forma direta os nossos parceiros fabricantes, com especial ênfase nos países de risco*. Lamentavelmente, em setembro de 2019, a Lyreco teve de pôr na lista negra um fornecedor do Grupo, depois de serem conhecidos os resultados de uma auditoria não anunciada.

Âmbitos de trabalho das auditorias da Lyreco
A nossa política e normativa interna e externa

Em 2013, na Lyreco selecionámos o SEDEX e BSCI como regulamentos para auditorias de compromisso social das fábricas onde são produzidos os produtos da marca Lyreco.

SEDEX SMALL

Os 4 pilares do SMETA (auditoria de comércio ético de membros do SEDEX): trabalho, saúde e segurança, meio ambiente e ética de negócio.

SEDEX é a maior plataforma colaborativa do mundo para partilhar dados de origem responsável sobre cadeias de fornecimento. É utilizada por mais de 43.000 membros em mais de 150 países. 

BSCI

BSCI - BSCI, a iniciativa de cumprimento social das empresas é um dos principais sistemas de gestão de cadeia de fornecimento que apoia as empresas na sua jormada em direção à conformidade social e na obtenção de melhorias nas fábricas de suas cadeias de fornecimento globais.

  • Todos os produtos da marca própria da Lyreco
  • Origem no Grupo e 16 filiais, incluindo a Intersafe desde 2019
  • 59 fabricantes e importadores
  • Subcontratados até o 3º nível
Alcance Lyreco
  • Plano de vigilância
  • Política de compras
  • Código ético do fornecedor
100%

das fábricas onde são criados produtos da marca Lyreco ou importados diretamente pela Lyreco, auditadas em 2019: 49 fábricas de produtos selecionados pelo Grupo Lyreco e 10 fábricas que produzem referências locais para as nossas filiais.

SAFETY

O papel e os EPI sob rigorosa vigilância

Num contexto global de alerta máximo sobre a desflorestação, a mão de obra e os direitos humanos nos países emergentes, a Lyreco definiu um processo de mecanismos necessários específicos para:

  • Papel que possa ter origem em países sujeitos a queixas sobre desflorestação.
  • EPI (não os da marca Lyreco nem os importados diretamente pela Lyreco) provenientes de países considerados de risco em termos de compromisso social (por exemplo, Malásia, Sri Lanka, Bangladesh)

PROGRAMA DE MELHORAMENTO DE DESEMPENHO DE FORNECEDORES

 

A Lyreco e os seus fornecedores partilham um compromisso comum: melhorar continuamente. O Departamento de marketing do Grupo Lyreco desenvolveu dois mecanismos complementares para fomentar o melhoramento contínuo de ambas as partes:

  1. O Programa de melhoramento do rendimento dos fornecedores (SPIP, sigla resultante do inglês), cuja tabela de avaliação abrange 4 critérios de rendimento: competitividade, gestão de categorias, logística e sustentabilidade.
  2. A avaliação de fornecedores da Lyreco, cujo objetivo é identificar a margem de melhoramento no processo de gestão de fornecedores da Lyreco.
people shaking hands

Avaliação de desempenho sustentável de fornecedores

Em 2019, a sustentabilidade, que anteriormente constituía 20% do índice de desempenho, subiu para 25%, o mesmo nível que os outros 3 critérios. 

A avaliação de RSC abrange 5 categorias:

  1. As características ambientais dos produtos.
  2. A gestão e a organização de RSC do fornecedor.
  3. O sistema de gestão ambiental.
  4. O sistema de gestão de saúde e segurança.
  5. Compromisso social, cadeias de fornecimento e ética de negócio.

Além dos resultados da avaliação, cada fornecedor recebe um plano de ação individualizado, com eventual seguimento do progresso. Este programa está em vigor desde 2015.

Continuar a ler